A Liturgia das Horas para iniciantes

A Liturgia das Horas para iniciantes
Quer mandar essa oração para algum familiar ou amigo? Clique no botão abaixo

A Igreja dá-nos esta petição oficial do dia-a-dia para oferecer ritmo ao nosso dia, bem como santificar o nosso tempo.

Os cristãos iniciais eram “dedicados à petição” (Acto 2:42). Mais tarde, esta oração diária e também continua a rezar sofreu mudanças, mas o seu princípio tem permanecido exatamente o mesmo: é uma reação à exortação de Cristo para uma petição consistente da Igreja segundo a Palavra de Deus (especificamente os Salmos).

O Concílio Vaticano II reiterou a obrigação daqueles que são abençoados de esperar a Celebração das Horas. Também recomendava que todos os adoradores rezassem “com o clero, com os outros e sozinhos” (Sacrosanctum Concilium, # 100). A Liturgia das Hrs foi também “destinada a ser a petição para todo o povo de Deus” (Catecismo da Igreja Católica, § 1175).

Permanece em resposta a este desejo partilhado pelo Concílio que a revista Magnificat foi fundada, com o encorajamento de S. João Paulo II. A revista ajudou a colocar os prêmios da Liturgia das Hrs à disposição dos leigos, adaptando-a aos membros da sua família e ao seu modo de vida de especialistas.

O que é a Celebração das Horas?

A Liturgia das Horas consiste em aplausos matinais, ou Laudes, quando as pessoas dedicam o seu dia a Deus, e o acto de graça conhecido como Vésperas à noite. As orações no meio do dia são Tierce, Sext, e Nones (ocasionalmente integradas como Petição da Hora do Almoço), e também Compline ou Oração Noturna é declarada antes de se aposentar para a noite.

A Celebração das Horas também consiste no Ofício de Leituras, com textos das Sagradas Escrituras e também dos Pais da Igreja, que podem ser revistos sempre que for necessário ao longo do dia. Este ciclo diário cobre uma duração de quatro semanas. Está integrado no ciclo anual de liturgias – Desenvolvimento, Natal, Domingos, Quaresma, Páscoa, as celebrações místicas da vida de Cristo, e também da Virgem Maria e dos Santos.

As pausas, assim como os silêncios, constituem uma parte indispensável da petição, e também destacam a ressonância da voz do Espírito Santo em nossos corações. A maioria destes componentes varia de acordo com os dias e as estações do ano. Uma quantidade específica de páginas web de destreza posterior é necessária para compreender a Liturgia das Horas ao fazer uso dos livros publicados; uma série de aplicações estão prontamente disponíveis para a leitura electrónica.

Porquê exercer a Celebração das Horas?

É a oração oficial de toda a Igreja, a “voz da futura Noiva dirigindo-se à sua Outra Metade” (Vaticano II). Ao unirmo-nos a ela, acompanhamos os nossos dias aos da Igreja, participamos nas suas orações de louvor e também de intercessão, chegamos a estar perto de todos aqueles para quem esta oração é o local de trabalho.

A Celebração das Hrs é uma forma de o Espírito Santo nos educar, especificamente com os Salmos. Ao afirmá-los, somos capazes de conversar com Deus, de responder a Ele utilizando as suas próprias palavras, a sua Palavra.

Estas canções podem ter cerca de 1500 anos, mas falam-nos a nós e também de nós. São tão atuais e actuais como o que podemos verificar num jornal. Os prazeres, os infortúnios, a vida de luta, a miséria, as súplicas, as intercessões, bem como, mais significativamente, os elogios, bem como os atos de graça – toda uma variedade de formas pelas quais a raça humana se liga a Deus, uns aos outros, bem como a si mesma, pode ser localizada em Salmos.

Não há risco abaixo de sucumbir a uma experiência diluída ou emocional! Graças aos Salmos, a vida se transforma diretamente em oração, assim como a oração vem a ser a escola da vida (assim como com aplausos até mesmo a um colégio de vida eterna).

Muito mais significativo, nunca se oponha a uma petição pessoal, bem como a uma oração.

Jesus nos informa: “No entanto, quando orares, retira-te para o teu espaço, fecha a porta e reza ao teu pai, que está escondido” (Mt 6,6), ou “Pois onde dois ou três se reúnem em meu nome, ali estou eu com eles” (Mt 18,20). Estas duas formas de esperança se elevam assim como se sustentam para transfigurar nossos dias na luz de Cristo.

Este tipo de oração recomendada pela Igreja deve tornar-se um compromisso ético para todos, incluindo os lares? Não. É preciso pensar na sua ocupação e condições. A oração do Terço é, além disso, um tipo de petição familiar, muito sugerido pela Igreja; várias outras formas de oração podem dar frutos notáveis também para toda a família. No entanto, se uma comunidade religiosa ou uma igreja perto de si detém a Liturgia das Hrs, porque não participar quando pode?

Como rever os Salmos?

O ponto mais eficaz é, naturalmente, cantar os Salmos – já que estes são canções (alguns até têm as instruções para a melodia e também ferramentas). No entanto, as dificuldades não devem ser subvalorizadas, também depois de se ter dominado. No entanto, todo cristão precisa aprender como verificar os Salmos e como perseverar.

Didier Rance.

Quer mandar essa oração para algum familiar ou amigo? Clique no botão abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

google.com, pub-9597097359230576, RESELLER, f08c47fec0942fa0