Como rezar sempre – mesmo quando você não pode

Como rezar sempre - mesmo quando você não pode
Quer mandar essa oração para algum familiar ou amigo? Clique no botão abaixo

Ações diretas para permanecer perto de Deus.

Como é que costuma dizer estas palavras?
” Também estou simplesmente agitado por ter esperança”!

Não se preocupe, não vou pedir um programa de mãos!

É verdade que alguns indivíduos, vendo as necessidades das tarefas diárias e as distrações da vida, fugiram para o deserto, ou para uma caverna ou uma abadia. (Permitam-me que seja claro: essa não é a saída mais fácil!) Em silêncio e reclusão, construíram as suas vidas em torno de um ritmo de petição ao longo do dia. São Bento, entre os terríveis papas do monaquismo ocidental, é compreendido pelo seu lema, “Ora et labora”. (” Rezar e também trabalhar”) Esse lema exige que seja contextualizado.

Ele afirmou adicionalmente: “Nihil Operi Dei praeponatur.” Por outras palavras, a vida reclusa é um meio de viver um ritmo consistente de petição (ou seja, a Missa e também a Liturgia das Horas), sublinhado pelo trabalho minucioso, vivido num regime diário bem definido e altamente regulamentado.

Várias pessoas boas lerão isso e dirão: “Bem viva para eles! Eu não tenho essa alternativa! Na verdade, consegui refeições para preparar e custos para pagar e também pais idosos para cuidar e também crianças que estão constantemente a cair de uma árvore ou a descer uma escada e também um cônjuge que é tão teimosamente humano como eu…”, etc., etc. Conheci soldados e também bombeiros e também tenho sido pastor num centro de trauma num importante centro de saúde urbano.

Muitas pessoas, sem culpa própria, não conseguem imitar os monásticos e também parar o que estão a fazer – com um horário – e cantar os magníficos aplausos. O que vai ser deles?

Como qualquer pessoa, se as pessoas agitadas, cujos deveres os envolvem no caos, não rezam de todo, então são boas perspectivas de intrusão do adversário, que está demasiado ansioso para plantar a sua bandeira nas mentes humanas, bem como nos corações. Com um pouco de iniciativa, alguma esperança e um pouco de prática, praticamente qualquer indivíduo pode desenvolver algumas rotinas de oração para se manter ligado a Deus. Em alguns casos, a estratégia tem de ser extremamente a curto prazo. Por exemplo, quando eu estava a operar no centro de saúde e também fui convocado para o centro de trauma, precisaria certamente de chegar a uma questão de apenas alguns minutos.

No tempo para um Santo Hr ou para o Rosário. Ao invés, enquanto corria para o centro de traumas, apenas rezei a Lista dos Santos (” São José – deseja-nos; Santo Inácio Loyola – deseja-nos”). Certamente que se admira a quantidade de santos que se pode invocar quando se corre na direção de uma situação de emergência!

A segunda técnica requer um pouco mais de preparação. É verdade que algumas pessoas simplesmente não podem parar em períodos regulares, bem como, digamos, fazer uma Hora Santa ou rezar (separada ou comunitariamente) a Celebração das Horas. No entanto, pode-se preparar pequenos pedaços de santa sabedoria e Escritura para ter em mãos ao longo do dia. Aqui estão 3 citações de santos que na verdade escrevi em pedaços de papel, bem como tenho hoje no bolso da minha camisa. Ao longo do dia, vou certamente tirar um momento, assim como absorver estas palavras de conhecimento:

” Experiências da realidade, mas nunca falece”. (Santa Teresa de Ávila).

” Descobrimos o descanso naqueles de quem gostamos, assim como proporcionamos uma área de descanso para aqueles que gostam de nós”. (São Bernardo de Clairvaux).

” É melhor ser um filho de Deus do que rei do mundo inteiro”! (São Luís Gonzaga).

Mesmo que eu só tenha tempo para olhar entre estes, enquanto ponho uma caneca de café ou espero por um disco para publicar, posso ter a minha mente e o meu coração atraídos pelo conhecimento santo, e também longe das vozes incômodas, choramingas e autopiedosas de sedução e distração que criam uma barragem contínua do mundo, da carne e do mal.

Manter essa pequena sabedoria sobre pedaços de papel é uma sugestão concreta de que não sou o único nas minhas lutas, e tenho a Comunhão dos Santos, assim como toda a Firma do Céu intercedendo em meu nome.

Qualquer pessoa pode ocupar uma técnica semelhante, e até ter alguma semelhança com um regular para os pôr em jogo, afirmar, durante uma pausa para café ou para almoço. E também, naturalmente, é sempre uma excelente sugestão ter alguma arma bíblica conveniente no caso de o inimigo fazer um ataque direto contra a nossa mente e também contra o nosso coração.

Eu tenho comumente usado bem a oração baseada no Salmo do Caplet of the Holy Face: “Ocorre, ó Senhor, e deixa que os teus adversários se espalhem. E permite também que aqueles que Te odeiam fujam antes do Teu Rosto”.

Nem todos temos de ser monges, nem mulheres religiosas, para aderir à ordem de Cristo de “esperar sempre e não desanimar”.

Quando eu escrever a seguir, vou certamente falar sobre o crescimento dos auto-controlos, tanto da mente como do coração. Até depois disso, permitam-se manter um ao outro em oração.

Quer mandar essa oração para algum familiar ou amigo? Clique no botão abaixo

One thought on “Como rezar sempre – mesmo quando você não pode

  1. Eliziany Belém says:

    Primeiro texto reflexivo sendo lido por mim aqui.
    Muito interessante.
    Eu não sou católica e antes tinha um profundo pré conceito sobre o catolicismo nas minhas crenças limitantes.
    E vendo essa mensagem, me aguçou a estudar mais e a tirar minhas próprias conclusões a respeito. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

google.com, pub-9597097359230576, RESELLER, f08c47fec0942fa0